PNAIC

II ETAPA DO 2ª SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ALFABETIZAÇÃO: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

          No dia 02 de dezembro de 2014 aconteceu nas salas do Centro Educacional de Ensino de 1º Grau, a II Etapa do 2ª Seminário Municipal de Alfabetização: Alfabetização Matemática, este foi dividido em dois momentos das 18h: 00min as 19h: 45min para as professoras da rede municipal de ensino, das 20h: 00min as 22h: 00min com a comunidade escolar. Teve a seguinte Programação:
18hs -  Abertura. - Coordenadora Local Marli Raaber -10min
18hs - 15min - Avanços e desafios na Alfabetização das Crianças. Mesa de Avaliação: Professores Alfabetizadores: Edinéia Cadore e Raquieli Mores - 20min.
19hs - 15min - Avanços que o PNAIC proporcionou e os desafios na sua continuidade. Mesa de Avaliação: Professora Alfabetizadora: Marli Franck - 20min.
Socialização de atividades: Sequência Didática e Projetos: Professora Alfabetizadora: Dauana Albara.
Jogos: Professoras Alfabetizadoras: Luana Rodrigues e Ediane Zanesco.
19hs45min – Coofebreak.
20hs15min - Socialização dos trabalhos com a comunidade Escolar.
Oficinas:
  • Sala 01: Contação de Histórias: Professores Alfabetizadores Edinéia Cadore e Raquieli Mores.
  • Sala 02/03: Jogos Matemáticos: Professores Alfabetizadores: Luana Rodrigues, Dauana Albara, Ediane Zanesco e Marli Franck.
  • 22hs – Encerramento.


TROCA DE EXPERIÊNCIAS COM O MUNICÍPIO DE CELSO RAMOS

          Com o propósito de conhecer e trocar novas experiências, nós, professoras Pnaiquianas da Rede Municipal de Ensino de Presidente Castello Branco- SC, fomos até o Município de Celso Ramos - SC, onde realizamos diversos momentos de leitura para deleite, dinâmicas, vídeos, apresentação de slides sobre o caderno 8,  contribuições sobre os jogos, sequências didáticas, sobre o material recebido.


I ETAPA DO 2ª SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ALFABETIZAÇÃO: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA 

         As 13h: 30min do dia 17 de Novembro nas dependências do Centro Educacional de 1ª Grau, realizou-se a I etapa do II Seminário Municipal De Alfabetização: Alfabetização Matemática, com a presença da Palestrante Mestre Lizete Kauffman.
       Com essa palestra podemos perceber a importância dos jogos, literaturas matemáticas no contexto escolar, tivemos dinâmicas, momentos de socialização.



RELATÓRIO PARCIAL 3ª ETAPA


Município: Presidente Castello Branco.
Escola/Turmas: Escola Municipal Taquaral, turmas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª ano.
Professora alfabetizadora: Luana Azevedo Rodrigues.
Orientadora de estudos: Lucimara Frigo Machado.

Conteúdos: linguagem – unidades 1, 2 e3:  - currículo na alfabetização: concepções e princípios, – planejamento escolar: alfabetização e ensino da língua portuguesa, 3 – a aprendizagem do sistema de escrita alfabética.  Matemática: caderno 05: geometria.

Objetivos:
Foi possível:
Compreender que a geometria integra tudo o que está a nossa volta.
 Internalizar que no trabalho com localização, o referencial deve ser o seu próprio corpo.
Proporcionar contato com os mais variados gêneros textuais.

Desenvolvimentos dos encontros:
            Durante os encontros podemos reestruturar nossas práticas pedagógicas frente ao assunto que estávamos estudando, ou seja, geometria. Passamos a olha-la de forma agradável, e que de maneira interdisciplinar conquistou-nos. As características principais dos encontros, foi a metodologia escolhida por nossa orientadora, em que nós, nos colocávamos no lugar do aluno com o propósito de perceber o quão é importante aprender de forma lúdica e prazerosa, isso foi feito através de músicas, vídeos, jogos, textos, dinâmicas.
Além disso, analisamos as contribuições de muitos autores sobre a compreensão do processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. Sistematizamos os estudos e debates sobre currículo, concepções e princípios, podemos refletir mais sobre o planejamento escolar e como ele é importante para a alfabetização e o ensino da língua materna, para que o aluno possa ampliar sua visão de mundo.

Desenvolvimento da metodologia em sala de aula:
            Com a aplicação da sequência didática planejada e dos conhecimentos adquiridos ao longo do nosso curso, as atividades foram pensadas de forma que atendessem a todos os alunos, sendo que todos pudessem mostrar seu potencial frente aos ensinamentos. As atividades aplicadas foram as mais diversas possíveis, buscamos integrar todas as disciplinas em prol de um significativo aprendizado sobre o tema geometria.
            Durante a aplicação da sequência, não foi esquecido de estar trabalhando com os gêneros textuais, além disso teve contações de histórias, dramatizações, confecção de painéis, desenhos, trabalho com mapas, maquetes, planta baixa, jogos on-line, participação dos pais no tema de casa, dinâmicas, passeios para aprimorar a percepção, músicas de estímulos a lateralidade, fotos aéreas, blocos lógicos, embalagens para a planificação, palitos para a composição e decomposição de figuras, confecção dos sólidos geométricos em papel e com massa de modelar, técnicas como origami e kirigami, mosaico, simetria.

Avaliação:
O trabalho desenvolvido nessa etapa, rendeu muitos resultados positivos, grandes avanços aconteceram, tanto no processo de oralidade, escrita, matemática, quanto nas outras disciplinas. Os educandos, através da aplicação das sequência, perceberam que geometria está presente no meio em que nos rodeia. Com o aguçar do olhar dos alunos para a localização, formas, espaços, dentre outros, os mesmos passaram a ver o ambiente que os cerca com outros olhos, passando a nomear corretamente as formas, melhoraram (alguns) sua noção de lateralidade, interessaram-se pelo trabalho com maquete, google maps, jogos on-line.
            Outro aspecto que me chamou atenção quanto aos alunos, foi que os mesmos demonstraram grande interesse pelo trabalho com o mosaico, kirigami, origami, ficaram trabalhos ótimo. Em anexo tem as fotos das atividades realizadas. Confira:

 Confecção do livro: a história de um quadradinho
 Desenho sobre o trajeto de casa até a escola 
Passeio e desenho sob sua percepção 
Maquete e planta baixa
Mural sobre o que seria geometria e diálogo sobre as formas
Atividade tátil de reconhecimento das formas que culminou em um dicionário 

Classificação de embalagens

Planificação das embalagens

Simetria e malha quadriculada

Atividade de mosaico, com pesquisa de artistas no computador
Socialização do tema de casa, a partir de objetos que tenham formas
Confecção dos sólidos geométricos

JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Castello Branco, recebeu do Ministério da Educação (MEC) no ano passado um conjuntos com 10 jogos pedagógicos destinados às turmas de alfabetização do ensino fundamental. O objetivo dos jogos é auxiliar no desenvolvimento de habilidades e capacidades relacionadas à leitura e à escrita.


Durante essa semana buscamos trabalhar com os jogos da caixa amarela. Os jogos foram escolhidos de acordo com os níveis cognitivos de cada educando adaptando-os conforme o necessário.
Os jogos trabalhados em minha classe Multisseriada foram: 1ª e alguns alunos do 2ª ano bingo das letras iniciais, 2ª ano batalha das palavras e para o 3ª ano trinca mágica.

Objetivos dos jogos:

·         Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras.
·         Perceber que as palavras diferentes podem possuir partes sonoras iguais no final, ou seja, a rima.
·   Ampliar consciência fonológica, por meio da exploração, fala, interpretação de rimas presentes nas cartelas.
·         Confrontar palavras quanto a suas semelhanças.
·         Identificar as sílabas como unidades fonológicas.
·         Segmentar palavras em sílabas.
·         Comparar as palavras quanto a sua sílabas.
·         Conhecer as letras do alfabeto.
·         Compreender que as sílabas são formadas por unidades menores.
·         Identificar o fonema inicial das palavras contidas nas cartelas.

·         Comparar palavras semelhantes quanto as suas sílabas, fonemas iniciais, entre outros.
Confira o vídeo:




Referências:

MALUF, Angela Cristina Munhoz. A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NA EVOLUÇÃO DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2003. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=132


Município de Presidente Castello Branco - SC
Unidade Escolar: Escola Municipal Taquaral.
Professora: Luana A. Rodrigues.
1ª, 2ª, 3ª e 4ª Ano Ensino Fundamental.


Sequência Didática

Objetivos

  • Identificar/classificar os diversos gêneros textuais dando ênfase nas receitas. 
  • Proporcionar aos educandos momentos de descontração, troca de opinião, pensamento crítico/investigativa, leitura e escrita. 
  • Sondar os conhecimentos prévios sobre os assuntos trabalhados. 
  • Ouvir e interpretar histórias. 
  • Identificar os números em diferentes contextos e funções. 
  • Resolver problemas de estruturas, aditivas, multiplicativas, subtrativas, divisíveis. 
  • Comparar e compreender grandezas por meio de instrumentos adequados. 
  • Ler, interpretar informações diversas como: textos, filmes, questões matemáticas. 
  • Confeccionar receitas e um mercadinho para que os alunos possam ter conhecimento sobre as cédulas de dinheiro e seu uso. Aprendendo fazer associações de modo correto. 
  • Utilizar de material concreto e jogos diversos nas atividades. 
  • Compreender o conceito de dúzia, meia dúzia, dobro, triplo, frações, utilizando estratégias próprias para agrupar quantidades de acordo com regras prévias.

Duração: Uma semana.

Descrição das atividades:


       A partir do estudo das unidades 1, 2, 3, podemos analisar/rever as nossas práticas diárias no uso da matemática e integrar a elas, jogos para auxilio no processo ensino aprendizagem dos alunos em fase de alfabetização. Portanto, no texto que segue, contarei a minha experiência quanto professora alfabetizadora na aplicação da sequência didática. 
A sequência didática foi aplicada nas turmas de alunos do 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Taquaral. Realizei as atividades durante uma semana, com o objetivo de proporcionar aos educandos momentos de descontração, troca de opinião, pensamento crítico/investigativo, leitura e escrita. Confecção de receitas e um mercadinho para que os alunos possam ter conhecimento sobre as grandezas, cédulas, moedas e seu uso no cotidiano aprendendo fazer associações de modo correto. Compreender o conceito de dúzia e meia dúzia utilizando estratégias próprias para agrupar quantidades de acordo com regras prévias.
Para a introdução ao tema proposto com ênfase na matemática, sem deixar de lado a interdisciplinaridade, assistimos o filme: Ratatouille. Sinopse: Em um dos restaurantes mais refinados de Paris, Renny um ratinho que adora cozinhar sonha em se tornar um renomado cheff. Contrário aos desejos da família, ele segue sua vocação e, junto com o atrapalhado Lingüini, se envolve em uma hilária sequência de acontecimentos que vão deixar a cidade luz de cabeça para baixo. Após, fizemos as interpretações necessárias e os comuniquei que durante aquela semana estaríamos estudando sobre o gênero textual receita, conceito de dúzias frações, sistema monetário com atividades de registro em conjunto com jogos. Os alunos fizeram um texto do seu entendimento sobre o filme e leram para os colegas.
No dia seguinte, desenvolvi uma contação de histórias a partir do livro: cuidado com o menino de Tony Blundell, tradução de Ana Maria Machado. Essa história conta sobre um lobo -mau sendo ele na tradicional história o elemento perigoso. Mas, quando encontra pela frente um menino esperto, corre o risco de virar lobo-bobo. Neste conto de fadas ao contrário, o menino trapaceia o lobo de forma muito divertida inventando receitas malucas.
Com esta proposta de confecção de receitas, propus aos educandos juntamente com o apoio da merendeira, confeccionarmos uma receita. Todos colocaram a mão na massa! O bolo escolhido foi de cenoura. Durante o preparo realizamos contagens dos ingredientes, conversa sobre os mesmos. Logo em seguida, realizaram atividades de registro.
 Os alunos de 1ª e 2ª ano trabalharam com o conceito de dúzia e meia dúzia, também jogaram um jogo no laboratório de informática sobre alimentação que pode ser encontrado no site: http://iguinho.ig.com.br/zuzu/jogo-receitas.html 
Já os alunos do 3ª e 4ª começaram um estudo com frações simples a partir da confecção bolo. Exploramos a quantidade de pedaços em que o mesmo foi dividido, quantas pessoas o comerão. Esclareci quem é o denominador e numerador. Fizeram leituras sobre o assunto no livro didático e atividades de registro. Como tema de casa para todas as turmas, pedi que trouxessem embalagens vazias.
Através de observações, para o terceiro e quarto dia, trouxe a sugestão do jogo do disco mágico. Pois uma pequena parcela de alunos possuem dificuldades na multiplicação e classificação/separação do material dourado. O jogo teve a seguinte variação: dois discos com números de um a dez, material dourado. Fixo em um dos números do disco, fica um cartão, mostrando que ele é o multiplicador. Para a multiplicação ocorrer, deve se jogar uma unidade no outro disco, o número que a unidade “cair” será multiplicado. O resultado deve ser encontrado no material dourado. Ganha quem tiver maior resultado representado no material.
Para que compreendam o uso do material dourado, os alunos do 1ª e 2ª ano fizeram algumas atividades de registro, com soma de dezenas e unidades, números antecessores, sequências numéricas de um em um, dois em dois, três em três, quatro e quatro.
As atividades de registro para 3ª e 4ª continuaram com ênfase nas frações, a partir do término das atividades, os alunos foram até o laboratório de informática, onde jogaram o jogo dividindo pizza, disponível em: http://www.escolagames.com.br/jogos/dividindoPizza/ Este jogo teve por finalidade auxiliar os educandos na interpretação das frações.
Como havia pedido para que as crianças trouxessem embalagens vazias, no quinto dia, contei que a finalidade dos recipientes era para a montagem do mercadinho. Os alunos ficaram muito animados com a ideia do trabalho com o sistema monetário a partir do mercado em sala. Juntos estabelecemos preços, arrumamos os produtos cada um em seu lugar. Para a compreensão do sistema monetário levei o jogo do banco imobiliário. Enquanto o 1ª e 2ª desenvolviam atividades com as cédulas e moedas com intermédio da professora, os alunos do 3ª e 4ª jogavam o jogo do banco imobiliário e vice-versa.
 Foi muito gratificante ver que os alunos compreenderam os conceitos trabalhados e espero que essa postagem possa ajudar os professores alfabetizadores em suas práticas pedagógicas.

Fotos:


Filme escolhido para a abordagem do conteúdo:



Contação do livro: Cuidado com o menino.

Preparo do bolo de cenoura:

Produção do disco mágico:


Jogando com o disco mágico: 
Estudo do sistema monetário:


Compras no  mercadinho:
Jogando banco imobiliário:

Algumas atividades de registro:

Criando uma receita a partir de imagens:
 Leitura do texto sobre o filme: 

 Fazendo contas com dobro:


Fração:


Números antecessores, menor, sequência:



PNAIC -2014

Nosso município aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual objetiva que as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Em continuação com o ano passado, realiza-se neste ano o curso do PNAIC - alfabetização em matemática. Nos encontros para formação/capacitação dos professores alfabetizadores, realizamos estudos teóricos, fazemos relações e revisamos as práticas pedagógicas, aprendemos com jogos e atividades. 
Esta é a turma de alfabetização em matemática do ano 2014:
1ª Ano - Leticia.
2ª Ano - Arthur, Alessandro, Joana, Suelen, Thalison e William.
3ª Ano - Cauê, Lucas A., Lucas G. e Yago.

Turma do 1ª, 2ª, 3ª Ano.


Utilizando Jogos na Alfabetização Matemática

Durante essa semana desenvolvemos alguns jogos com os alunos e começamos a construção da tabuada. Confira algumas fotos:

Entendendo a tabuada a partir do material dourado:
Contando resultados:
Apresentação dos cartazes da tabuada e contagem

Jogos:
As Duas Mãos
Este jogo tem como objetivo: estabelecer relação biunívoca (termo a termo) construir noções iniciais do sistema de Numeração Decimal; identificar a quantidade de dedos das duas mãos com base de agrupamentos de 10.




Nunca 10
Este tem por objetivo: perceber e compreender os princípios do Sistema de Numeração Decimal: aditivo posicional; compor e decompor números na base 10.



2013

Nosso município aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual objetiva que as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade. 
    Durante os encontros de formação realizamos estudos teóricos, revisamos nossas práticas, conhecemos e compartilhamos experiências, confeccionamos materiais, jogos e atividades realizadas.
       Acompanhe as fotos da minha turma de Alfabetização e atividades.


 Turma do 3º ano.
Turma do 2º ano.
 Leitura para a turma.
Momento de leitura.

Sequência Didática
          A partir da leitura de um livro desenvolvi uma sequência didática aplicada com a minha turma de alunos da Escola Municipal Taquaral, com as turmas de 2° ,3° e 4° ano dos Ensino Fundamental, a escola do tema foi sugerida pelos alunos pelo interesse de trabalhar com tintas e de acordo com o currículo da Rede Municipal de Ensino.
        São muitos os livros recebidos pela Escola pelo programa Biblioteca na Escola do Governo Federal tive que realizar varias leituras para a escola do livro, e a escolha se deu pelo interesse dos alunos pelas cores, assunto ainda não abordado neste ano, o livro escolhido foi Cores em Cordel de Maria Augusta de Medeiros.
        Realizei atividades por etapas, em 3 dias de aula, na terça-feira agucei a curiosidade realizando uma leitura para deleite O castelo Amarelo, sugeri pela orientadora do curso onde já falava das cores e suas misturas, sem trabalhar mais afundo as cores.
      Com aquela leitura realizada foram muitas as ideias e comentários que surgiram durante a aula, então na quarta-feira apresentei o livro em questão Cores em Cordel, apenas mostrei o livro todo, somente com as imagem e os títulos maiores que conseguiram ler, então realizamos uma roda de conversa referente ao titulo o que esperavam desta leitura, como seria o livro, então alguns alunos já haviam o lido e relataram que ele contava a mistura das cores em forma de poesia. Eles logo queriam que começa-se a leitura , expliquei que leríamos duas partes por dia e trabalharíamos em partes o livro.
       Antes de ir para a escola preparei a aula, elaborando as atividade e buscas na internet referentes ao tema digitei todo o livro para que os educandos podem manuseá-los, neste dia trabalhei as cores neutras e primárias, realizei a leitura das poesias das cores referentes, comentamos e discutimos  acerca das cores seus tons e utilidades . Para o próximo passo dividi a turma por cores, o 2° e 3° ano obtiveram as cores neutras (branco, preto e cinza) então entreguei a poesia referente a cada cor em tiras para que reescreve-se em uma cartolina, realizando um texto de memorias, e a partir desta poesia referente as cores neutras cada grupo iria produzir um desenho utilizando somente a cor que tinha na poesia e apresentar para os colegas.
      Como somos professoras alfabetizadoras de escolas do campo e multisseriada, possuímos também o 4° ano, então eles trabalharam com as cores primárias (verde, amarelo e vermelho), onde deveriam a partir da poesia montar uma história em quadrinhos somente ilustrada, onde demostraria cada cor de acordo com a poesia apresentando também para os demais colegas a sua representação.
       Como atividade de casa para todos deveriam criar um desenho livre utilizando apenas as cores trabalhadas durante a tarde. Observei durante esta aula que quando trabalhamos com atividades e textos em que os aluno gostam de ler e entendem o que esta escrito fica muito mais fácil de trabalhar as palavras e o valor sonoro das mesmas, principalmente  com os que apresentam  mais dificuldade de leitura e pronuncia.
         Na quinta-feira os alunos tiveram uma atitude que me chamou a atenção, não trabalharíamos o livro, pois tínhamos aula de inglês e uma trilha ecológica, então saímos juntamente com os alunos do 1° e da pré-escola, durante o passeio identificavam as cores trabalhadas e falavam dela para os outros alunos, foi interessante, pois percebi que estava fazendo a diferença trabalhar este livro, onde observam e tentavam criavam algumas poesias  e rimas referentes  ao que viam.
      Na sexta-feira, voltamos a trabalhar o livro, então trabalhamos com as cores secundárias, cada um recebeu uma copia da poesia com lacunas, nos leríamos todos juntos criando suposições para as palavras que faltariam, após a leitura e preenchimento das lacunas, tiveram uma atividade de classificação das palavras e separação de sílabas, identificando-as com as cores elencadas pela professora.
      No laboratório de informática, pesquisamos sobres grandes pintores da história que utilizavam somente cores primárias e secundárias, o autor de maior renome encontrado foi Van Gog, então lemos sua biografia e características de suas obras, e cada aluno escolhe uma delas para realizar a releitura, em uma folha de cartolina dividida em quatro partes. Durante toda a atividade ouve muita conversa em relação à utilização de cores bem como suas técnicas de misturas e tons. Como tema de casa realizar uma produção textual bibliografia do autor sobre as partes mais marcantes de sua vida.
      Como continuidade nesta segunda-feira  terminar o livro trabalhando com as cores terciárias, onde utilizamos a técnica das misturas das cores na prática, onde faram o que realmente esperam, cada um recebera uma estrofe da poesia das cores terciárias para cria a cor e apresentar o verso somente com a tinta produzida. Para terminar a história cada um irá produzir uma tela com uma cartolina representando todas as cores pintando e utilizando as cores produzidas por eles próprios. Para finalizar trabalharemos com as estimativas de compra e venda de obras de artes onde cada um fará o valor (significativo ) e venderia para os colgas onde trabalhariam com o dinheirinho , cada um receberia a mesma quantidade e teria que pesquisar e ver qual será a melhor forma de comprar e também de pagar para adquiri a obra , após a suposta compra registrará no caderno como efetuou a compra , os prazos, preços , prestações , juros como foi sua forma de compra, como tema de casa carda um ira criar uma poesia referente ao tema cores para expor no blog da escola.

    Espero que tenha gostado e que lhe possa ser útil para suas práticas pedagógicas algumas das sugestões de atividades que realizai com meus educandos, grata pela atenção e se tiver alguma prática para complementar e para sugerir pode escrever.

Roda de conversa sobre a história. 
 Texto de memória.
 Organização do texto de memória.
Apresentação do texto de imagem.
 Produção da obra de arte.
 Exposição das obras produzidas pelos alunos.
 Trabalhando com o dinheirinho.
 Preenchendo uma folha de cheque.
Obra de arte.

Dinâmica Escravos de Jó desenvolvida com os alunos com o objetivo de desenvolver a oralidade e a concentração.



Sequência didática 

Utilizando o livro 
"O  casamento do rato com a filha do besouro" de Rosinha .

Desenvolver sequências didáticas a partir de obras literárias torna  a aula mais interessante e chamativa para os alunos, onde possamos trabalhar com contéudos curriculares.
A escolha do livro deu-se pelos trabalhos e projetos que estão sendo desenvolvidos pela escola, envolvendo obras literárias nas atividades fica mais fácil de interligar conteúdos. 
Confira as atividades desenvolvidas a partir da obra"O  casamento do rato com a filha do besouro"
Conversa sobre a história e sobre questões a serem trabalhadas.
 
Contação da história para alunos de 1° ao 4° ano.

 Após a leitura discutimos sobre a história e as crianças realizaram a interpretação individual para os alunos do 2° ao 4° ano.
Realizando a atividade coletiva de interpretação com os alunos do 1° ano.
Atividade de recorte e colagem para listar os personagens da história. 
3° ano realizando pesquisa sobre os animais da história no laboratório.
Montando as palavras junto as figuras recortadas.
Apresentação da pesquisa sobre os animais da história.
Atividades desenvolvidas pelos alunos.

Atividade de recorte e de montagem do nome dos

personagens.

Podemos observar que algumas atividades possuem erros ortograficos, sendo estes normais na fase de alfabetização que se encontram. 

Atividade  sobre as formas geométricas encontradas na história, onde deveriam localizá-las e nomeá-las.


Um comentário:

  1. Acho maravilhoso visitar sites e ver que ainda que de muito longe no sentido geográfico existem pessoas que compartilham conosco do grande anseio de ensinar com desejo.Gostei muito deste trabalho!!

    ResponderExcluir

Abertura do Ano Letivo 2017

O ano letivo de 2017 iniciou com grande entusiasmo e carinho por todos os integrantes do processo ensino aprendizagem: pais, alunos e funci...